20220413

EM SANTA CRUZ DE LA SIERRA

1. Dia 31/3/2022, quinta-feira - Saímos de San Jose de Chiquitos bem agasalhados. Temperatura baixa em torno de 10 graus. Ontem choveu bastante à tarde e à noite, com muito vento. E lá fomos nós cumprir os 280 km até Santa Cruz de la Sierra. Como havia dito, os postos daqui têm preços diferentes para veículos estrangeiros, mas podemos usufruir do mesmo preço dos bolivianos se usarmos um galão (não é permitido fazer isso com o veículo parado na área do posto). Eu adquiri 6,3 litros e Gilson 5, ao preço de Bob 3,74, e partirmos pra estrada. Ao chegar em Santa Cruz, para outro abastecimento, ficamos surpresos em saber que nesta cidade essa diferença de preço não existe. Estrangeiros pagam o mesmo que os "locais".

2. Fomos parados na entrada de Santa Cruz pela polícia nacional, que nos fez descer da moto, conferir documentos e ir ao posto para apor dois novos carimbos na tal Orden de Circulación.

3. Santa Cruz de la Sierra é uma cidade linda! Mesmo com 2,5 milhões de habitantes, tem um trânsito organizado e civilizado. É proibido estacionar em qualquer lugar no Centro, mas existem garagens pagas em todas as ruas adjacentes. Trata-se de uma cidade histórica, fundada pelos espanhóis em 1561. Embora tenha "Serra" no nome, está a um pouco mais de 400 metros de altitude. Conseguimos um hotel maravilhoso, o Misional, a BOL 214,00 (algo em torno de R$ 153,00 o quarto pra duas pessoas), em frente da praça onde ficam duas atrações bacanas da cidade, a Basílica de San Lorenzo e a Casa de La Cultura. Neste momento, às 18h, a temperatura está a 16 graus.

3 comentários: